Jungle Taitei mais conhecido como Kimba, o Leão Branco (Kimba the White Lion), é uma série de 1960. Criado por Osamu Tezuka (o “Deus” dos mangás) e baseado em seu mangá de mesmo título, que começou a publicação em 1950, era a primeira série colorida de televisão no Japão. O mangá foi publicado pela primeira vez em forma serializada na revista Shonen Mangá. O anime foi produzido pela Mushi Productions e Tezuka Productions.
Esta série foi extremamente polular no mundo inteiro – inclusive no Brasil, Estados Unidos, Austrália, Europa (onde foi traduzido em várias línguas, tais como: francês, italiano, catalão, espanhol, alemão, holandês, etc) e no Oriente Médio.
A série trata das relações entre o homem e a natureza através da história do leão branco Kimba enquanto ele tenta governar a selva. Junto com Astro Boy, estabeleceu uma das mais icônicas criações de Tezuka.
A história começa com a morte de Panja, o pai de Kimba, nas mãos de caçadores, tentanto ajudar sua esposa que estava grávida a fugir. Só que ela não teve sorte e é colocada em um navio para ser enviada a um zoológico. No meio da viagem, durante uma tempestade, ela dá a luz a um pequeno leão, o qual chama de Kimba (Leo no original). Kimba foge do navio e cai no mar, lembrando-se do pedido da sua mãe, que era pra que ele voltasse pra África e assumisse o lugar de Panja, seu pai, como o rei dos animais.
Polêmica :
Em 1994, a Walt Disney Company lançou nos cinemas o desenho animado The Lion King. Com o sucesso, muitos fãs da animação japonesa notaram diversas semelhanças entre ele e o anime de Osamu Tezuka.
Entre as semelhanças estão, por exemplo, o nome dos personagens principais, Kimba e Simba (“Simba” significa “leão” em Suaíli), a morte do pai deles, alguns personagens secundários, como o mandril Daniel e o babuíno Raffiki, os pássaros Poly e Zazu e até os vilões Bubu e Scar. Algumas cenas também são bastante parecidas.
Na verdade, uma versão da história diz que o nome original do personagem Kimba seria Simba, mas na época da chegada do desenho aos Estados Unidos da América, já havia uma marca de bebidas registrada com o nome e eles resolveram trocá-lo para não haver problemas com merchandising, no caso de o desenho fazer sucesso.
Há diversos boatos envolvendo essa polêmica, dois deles afirmam que Simba era originalmente um leão branco, como Kimba, mas a cor do personagem foi trocada posteriormente e que apesar de a Disney afirmar que ninguém na companhia jamais havia ouvido falar de Kimba, foram vistos alguns desenhistas assistindo a episódios de Kimba durante a produção. Na época do lançamento do filme, os herdeiros de Tezuka chegaram a mover uma ação contra a Walt Disney Company, para solicitar que ao menos o nome de Osamu aparecesse nos créditos, mas desistiram.
Lista com os Episódios do anime Kimba, o Leão Branco Online.
Episódios: