Lupin outra vez mais faz um grande roubo, mas descobre posteriormente que são todas notas falsas. Mas longe de se abalar, ele direciona seus olhares para o tesouro oculto no castelo de Cagliostro. Mas o tesouro se torna algo secundário quando Lupin descobre que a adorável Clarise está sendo forçada a se casar com o dono do castelo em questão. Com seu sempre presente colega Jigen e o mestre espadachim Goemon em reboque, Lupin deverá resolver o mistério do castelo de Cagliostro ao mesmo tempo que salva a jovem Clarise. Infelizmente, a tarefa será árdua, pois tanto o Conde com um exército de assassinos quanto o inspetor Zenigata estão decididos a se opor aos planos de Lupin.
O movie “Lupin III: Castle of Cagliostro” é frequentemente julgado como uns dos grandes clássicos da animação japonesa, havendo vasta quantidade de ação, comédia e drama equilibrando-se perfeitamente, e onde temos o elegante e quase mágico Lupin como protagonista; um héroi aparentando ser uma mistura de Robin Hood, Indiana Jones e James Bond.
Miyazaki faz um trabalho excepcional neste anime e a qualidade de animação pode ser considerada boa mesmo para os padrões atuais, e com belos cenários. Claro que não se assemelha a trabalhos modernos como Mononoke Hime e Ghost in the Shell, mas este movie é sobre conteúdo e não sobre computação gráfica. Aliás, para quem estranhar algumas cenas de ação e mecanismos altamente inverossímeis, não a porque diminuir o anime por causa dos mesmos, pois o que importa é a grande estória subjacente que deverá manter a maioria dos espectadores atentos até mesmo quando Lupin e seus companheiros param pra descansar e refletir seu próximo curso de ação. E temos um bom final carregando uma mensagem relativa a cobiça e o poder.
Episódios: